Aromaterapia

A aromaterapia é um método terapêutico que ajuda em alguns tratamentos. Para isto são utilizados de aromas com princípios ativos que podem auxiliar na melhoras de doenças como a ansiedade e a depressão.
Uma psicóloga garante que a aromaterapia realmente funciona, pois, o nariz é como se fosse a porta para a entrada no cérebro deste modo possui um efeito e um resultado praticamente instantâneo.
Apesar de alguns benefícios a aromaterapia também apresenta alguns pontos negativos que serão apresentados ao decorrer do textos. Porém, relacionado as suas vantagens elas podem superar eles.

Como funciona a aromaterapia?
A aromaterapia pode funcionar de diferentes formas de a aplicação de óleos para a massagem, até apenas a inalação deste cheiro. O importante para o aromaterapia é a concentração do olfato ao cheiro.
A pessoa não precisa necessária mente se concentrar a cheirar, mas assim como a comida que temos que sentir o cheiro para comer se concentrar torna o processo um pouco mais eficaz.
Alguns estudos apontam que a aromaterapia funciona, pois, o olfato é o modo que pode ativar o cérebro de diferentes formas, desde trazer a sensação de uma lembra até a sensação de um sabor, apenas por cheirar.
Por isto, tentar desta terapia pode ser interessante até mesmo para que saiba sobre o funcionamento do próprio corpo e do que ele é capaz.

A aromaterapia pode ajudar a reduzir o estresse?
A aromaterapia foi aplicada em um grupo de estudo e seus resultados foram bons. O grupo em que foi aplicada a terapia de aromas apresentou uma redução significativa quanto aos sintomas de ansiedade, depressão e estresse.
Então sim, a aromaterapia pode ser usada com a finalidade de reduzir o estresse.
O único problema é que foi identificado durante este estudo que apesar de muito eficaz o resultado dele não pode ser aplicado a longo prazo, isto porque seu resultado se dá apenas durante a terapia.
Em que o cheiro chega ao nariz e então é enviado para o bulbo-olfatório que envia uma mensagem para o sistema límbico sendo este o responsável pela área das emoções comandadas pelo cérebro. Por tanto, a aromaterapia funciona como um remédio mesmo em que é levado diretamente ao cérebro. Para que se faça efeito é interessante o uso de óleos essências e vegetais.
Os óleos sintéticos apesar de dar a breve sensação de estar bem não serve para tratamento.

Outro fator que pode ser levado em consideração é o aroma e qual sua utilidade:
• Melhora do sono: cheiros de laranjas e lavanda.
• Manter a calma: cheiros como a camomila, de jasmim, a citronela e a tangerina
• Ter mais disposição: a pimenta negra, os cravos, as canelas, o gengibre e manjericão.
• Usado para aumento da libido: cheiro da rosa e a de jasmim.
• Para quem apresenta sintomas da depressão: a rosa, a tangerina, o tomilho e a sálvia.
• Para que melhore a respiração: eucalipto, hortelã pimenta e hortelã.

Quais os benefícios que a aroma terapia oferece?
A aromaterapia possui de alguns benefícios simples. Como por exemplo, ela estimula o cérebro a gerar sensações boa e de bem estar. O que ajuda para muitas pessoas principalmente a que possuem problemas relacionados a emoções.
Este é o casa da depressão, ansiedade e o estresse por tanto usar de um tratamento desse pode fazer com seja evitado o suo de fortes medicamentos.
Apesar da aromaterapia ter bons resultados eles são temporários por isto não deve ser substituído pelo tratamento do médico.