O que é terapia com ozônio?
Benefícios e riscos
De acordo com pesquisas de 2018 Trusted Source, quando o ozônio entra em contato com fluidos corporais, as reações resultantes formam mais proteínas e glóbulos vermelhos. Isso aumenta o suprimento de oxigênio em seu corpo.
A terapia com ozônio também pode interromper processos insalubres em seu corpo.
A pesquisa mostrou que a terapia com ozônio pode inativar:
- bactérias
- vírus
- fungos
- protozoários.
Distúrbios respiratórios
Pessoas com distúrbios respiratórios podem ser bons candidatos à terapia com ozônio, embora sejam necessárias mais pesquisas. Ao aumentar os níveis de oxigênio no sangue, a terapia com ozônio pode ajudar a reduzir o estresse nos pulmões.
Um estudo de 2014 analisou a terapia intravenosa de ozônio, ou injeção de ozônio misturado com sangue, para o tratamento da DPOC. Descobriu-se que a terapia melhorou a qualidade de vida e a capacidade de se exercitar em ex-fumantes com DPOC.
Diabetes
A terapia com ozônio também se mostra promissora na redução do risco de complicações do diabetes.
As complicações são frequentemente causadas pelo estresse oxidativo no corpo.
Pesquisa de 2018 Trusted Source indicou que o ozônio pode corrigir o estresse oxidativo ativando os sistemas imunológico e antioxidante do corpo e reduzindo a inflamação.
De acordo com um estudo de 2019, a terapia com ozônio em pessoas com úlceras no pé diabético ajudou a fechar a ferida e reduziu as chances de infecção. Um estudo de 2015 também descobriu que a terapia com ozônio pode ser útil para a cicatrização de feridas, um efeito colateral comum do diabetes.
Distúrbios imunológicos
A terapia com ozônio pode trazer benefícios para pessoas com distúrbios imunológicos porque parece ajudar a estimular o sistema imunológico.
Um estudo de 2018 descobriu que o ozônio misturado com sangue e injetado em pessoas com HIV reduziu significativamente sua carga viral em um período de 2 anos. Uma carga viral mais baixa significa que menos vírus está presente, o que pode melhorar a saúde a longo prazo.
O que acontece durante o tratamento
Existem muitas maneiras diferentes de receber a terapia de ozônio. Seu médico discutirá as melhores opções para você e seu tratamento.
Três formas principais de tratamento incluem a administração de ozônio:
Diretamente para o tecido: Se você se submeter à terapia de ozônio para um problema de extremidade ou ferida, o gás ozônio provavelmente será aplicado diretamente no tecido da parte do corpo afetada. O gás é administrado em uma cobertura protetora.
Por via intravenosa: Para tratar distúrbios internos, como o HIV, o gás ozônio geralmente é dissolvido no sangue que foi retirado de você. Então, o sangue com o gás dissolvido é injetado de volta em você através de um IV.
Intramuscular: A terapia com ozônio também está disponível como injeção intramuscular. Para esta injeção, o gás ozônio é frequentemente misturado com oxigênio antes da administração.
Eficácia
A pesquisa para a terapia com ozônio mostra resultados mistos, embora muitos resultados sejam promissores.
Vários ensaios clínicos de terapia com ozônio estão em andamento para condições de doenças cardíacas a artrite.
Pesquisa de 2018 Trusted Source indicou que a terapia com ozônio pode ajudar na osteoartrite do joelho, melhorando a amplitude de movimento e retardando o declínio.
Pessoas com artrite reumatóide ou dor nas costas de hérnia de disco também podem se beneficiar da terapia com ozônio, de acordo com a pesquisa.
Além disso, o ozônio tem sido usado e estudado em muitos aspectos da odontologia. Pesquisas de 2019 indicaram que a água ozonizada pode ser eficaz como desinfetante durante os canais radiculares.
Também pode ajudar a dessensibilizar a dentina exposta, entre outros usos.
Efeitos colaterais
O ozônio deve ser usado na quantidade adequada e no local correto, e não deve ser inalado.
Custos e cobertura
Pode ser difícil estimar o custo da terapia com ozônio porque os tratamentos são individualizados com base em sua condição médica e na duração do tratamento.