Ventosaterapia

A ventosaterapia é uma forma antiga de medicina alternativa na qual um terapeuta coloca xícaras especiais em sua pele por alguns minutos para criar sucção. As pessoas o obtêm para muitos propósitos, inclusive para ajudar na dor, inflamação, fluxo sanguíneo, relaxamento e bem-estar, e como um tipo de massagem profunda.

A ventosaterapia aumenta a circulação sanguínea na área onde as ventosas são colocadas. Isso pode aliviar a tensão muscular, o que pode melhorar o fluxo sanguíneo geral e promover o reparo celular.

Também pode ajudar a formar novos tecidos conjuntivos e criar novos vasos sanguíneos no tecido. a A ventosa aliva os sintomas, promovendo a circulação sanguínea periférica (perto da pele) e melhorando a imunidade.

Os efeitos da ventosaterapia incluem:

- Promover o fluxo sanguíneo da pele alterando as propriedades biomecânicas da pele aumentando os limiares de dor melhorando o metabolismo anaeróbico local (sem oxigênio) reduzindo a inflamação aumentando a imunidade celular.

- A ativação da Heme oxigenase-1, um gene que desempenha um papel crítico na prevenção da inflamação vascular, pode ser responsável por muitos dos benefícios de saúde locais e sistêmicos reivindicados pela ventosaterapia.

- Altera o processamento do sinal de dor usando contra-irritação ou dor para reduzir a dor estimulando o aumento da circulação sanguínea através da liberação de óxido nítrico estimulando o sistema imunológico com inflamação local artificial aumentando o nível de produtos imunológicos, como interferon e fator necrosante tumoral aumentando o fluxo de linfa no sistema linfático.

- Ddiminui o ácido úrico e ambos os tipos de colesterol alterando a estrutura molecular e a função da hemoglobina (Hb).