Liberação Miofacial

A liberação miofascial é um tipo de fisioterapia frequentemente usada para tratar a síndrome da dor miofascial.
A síndrome da dor miofascial é um distúrbio de dor crônica causado pela sensibilidade e aperto nos tecidos miofasciais. Esses tecidos cercam e sustentam os músculos em todo o corpo. A dor geralmente se origina de pontos específicos dentro de seus tecidos miofasciais chamados “pontos-gatilho”.

A liberação miofascial se concentra na redução da dor, aliviando a tensão e o aperto nos pontos-gatilho. Nem sempre é fácil entender qual ponto-gatilho é responsável pela dor. Localizar a dor em um ponto-gatilho específico é muito difícil. Por esse motivo, a liberação miofascial é frequentemente usada em uma ampla área de músculo e tecido, e não em pontos únicos.

Como funciona a liberação miofascial?
A maioria dos tratamentos de liberação miofascial ocorre durante uma sessão de massagem terapêutica. Alguns quiropráticos e médicos tradicionais também podem oferecê-lo. Seu terapeuta massageará suavemente a miofáscia e sentirá as áreas rígidas ou apertadas. A miofáscia normal deve parecer flexível e elástica. O terapeuta começará a massagear e alongar as áreas que parecem rígidas com uma leve pressão manual.O terapeuta então ajuda o tecido e a bainha de suporte a liberar a pressão e a tensão. O processo é repetido várias vezes no mesmo ponto-gatilho e em outros pontos-gatilho até que o terapeuta sinta que a tensão foi totalmente liberada.

A liberação miofascial trabalha a rede mais ampla de músculos que podem estar causando sua dor. Ele tenta reduzir a tensão em todo o corpo, liberando pontos de gatilho em uma ampla seção do sistema muscular. Quem pode se beneficiar da liberação miofascial? Pacientes com síndrome da dor miofascial frequentemente se beneficiam desse tipo de terapia. Pessoas que sofrem de dores de cabeça crônicas também podem encontrar alívio com a liberação miofascial. Massagear suavemente os músculos tensos dentro e ao redor do pescoço e da cabeça pode reduzir as dores de cabeça.

Algumas pessoas com insuficiência venosa, que ocorre quando o sangue se acumula nas veias profundas da perna, também podem ser candidatas à liberação miofascial. Durante a insuficiência venosa, o acúmulo de sangue se estende e eventualmente danifica as veias das pernas. Você pode experimentar uma sensação dolorosa e dolorosa na perna afetada. A liberação miofascial pode ser usada em conjunto com outros tratamentos para reduzir o acúmulo e a dor causados ​​pela insuficiência venosa.

Quais são os riscos da liberação miofascial?
A liberação miofascial por massagem terapêutica tem muito poucos riscos. Se você está tentando relaxar ou com o objetivo de aliviar a dor nas costas, a massagem terapêutica pode ser benéfica para a redução da dor.

No entanto, a massagem não é ideal para pessoas: com queimaduras, ferimentos ou feridas dolorosas com fraturas ou ossos quebrados com ossos frágeis ou fracos com trombose venosa profunda ou problemas nas veias profundas tomando medicamentos para afinar o sangue.